O jeans é uma paixão da humanidade. Muito se fala sobre a democracia da moda, sobre as possibilidades nas roupas femininas e a maior variedade de peças para compor seu look. Dentro dessa pegada nenhuma outra peça expressa tanto essa democracia como o jeans. Esse incrível tecido que rompeu muitas barreiras e foi além dacalça jeans de Levi Strauss em 1853, hoje é nosso companheiro nos mais variados lugares que frequentamos.
E como nós AMAMOS o denim, teremos uma coluna especial dedicada a ele, se você também gosta, acompanhe a gente. Você também pode sugerir algo que queira ver por aqui sobre jeans, comente, critique, em fim participe e nos ajude a construir essa coluna.
Vamos falar sobre esse mundo de possibilidades incríveis e maravilhoso do jeans, como os tipos de peças, como usar, qual o melhor modelo ou modelagem para você, indicar boas escolhas para você comprar seguramente seusjeans.
É bem provável que você já tenha lido sobre a história do jeans e esse não seja nenhuma novidade, mas ainda vale à pena fazer algumas citações importantes na história do jeans. O século XIX foi o período da corrida pelo ouro nos Estados Unidos, os mineradores trabalhavam arduamente e suas roupas não davam conta do recato por serem frágeis. Foi então que Levi Strauss, um judeu alemão, resolveu ir ao velho oeste americano para vender sua lona aos mineradores, mas os negócios não foram tão bem como Levi esperava.
Sem saber bem o que fazer, Levi Strauss observou a fragilidade das roupas dos trabalhadores e pensou rápido, levou um dos mineradores a um alfaiate e com o tecido da lona, produziu uma calça marrom e muito mais resistente. Logo todos os mineradores estavam usando a calça de Levi.
A calça era resistente, porém muito desconfortável pela rigidez do tecido. Foi então que Levi Strauss resolveu buscar na região de Nîme, na França, um tecido de algodão sarjado muito parecido com o brim, aliás, a palavra“denim” surgiu nesse momento e significa “de Nîmes”. Os rebites e acabamentos metalizados surgiram com Jacob Davis em 1872 que, ao perceber que os bolsos e algumas costuras não resistiam às pedras e pepitas de ouro que os trabalhadores carregavam, entrou em contato com Levi Strauss e propôs a sua solução e uma sociedade.
Strauss foi quem registrou a invenção da peça que, mais tarde seria chamada de calça jeans e logo começou a ser produzida com brim azul, sob a marca Levi’s. Em 1890, a Levi’s criou seu modelo mais famoso, a calça 501.
Daí para frente é aquela história, veio os cowboys, soldados americanos, a rebeldia dos jovens, os motoqueiros, os roqueiros, etc. Hoje o jeans é indispensável em qualquer armário.